Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DE NOSSO QUERIDO PARÓCO PE. VALDIRAN

Padre Valdiran Ferreira dos Santos nasceu em Arapiraca, nos anos 70, filho de Seu João Paulo e Dona Iracilda.
Um menino que ficava perambulando por ruas e igrejas; conduzia bem uma oração, visitava hospitais e dava apoio para os mais necessitados da região, comia o que achava e repartia o que ganhava com os pobres. 
A população de Arapiraca mal sabia que ali, nas terras gretadas do sertão, estava se moldando a vocação do Padre Valdiran Ferreira dos Santos, que hoje trabalha em São Paulo, cuidando dos migrantes nordestinos na cidade e dos doentes e mais necessitados.
Aos dozes anos resolveu ser missionário. De Arapiraca foi para Pernambuco, ali morou onze anos no Morro Bom Jesus, uma favela enorme. Alugou um barraco e transformou em escola. O salário que ganhava era gasto com comida para ele e alguns meninos de rua que abrigava, e nas prestações de um barraco, que comprou e transformou em centro polivalente: hospital, escola, igreja e até cadeia.
A escola com 180 crianças, além dos adultos. Com sua ajuda a população começou a se organizar, lutar por saneamento básico. Padre Valdiran foi ameaçado, mas nunca desistiu de sua luta e de seus ideais.
Ingressou numa congregação missionária, depois cursou Filosofia em Recife/PE, trabalhou um ano como noviço em Marabá, no sul do Pará, em contato direto com os povos da Floresta. Se transferiu para São Paulo e foi ordenado Padre em 1997, numa celebração com chapéu de palha e mandacarus no altar.
Desde 1994, Padre Valdiran trabalha com o Serviço Pastoral dos Migrantes. Já foi Pároco da Igreja Cristo Rei e da São Luis Maria Monfort. Agora com a benção de Deus atua na Paróquia Santa Terezinha da Região Brasilândia.
Um grande teólogo, escritor e compositor. Fundou a Fraternidade Missionária de Emaus, que trabalha com jovens, pobres e migrantes.
Profundamente apaixonado por Jesus de Nazaré, não esquece os grandes heróis do povo nodestino. Sua lista é grande: Padim Cícero, Antônio Conselheiro, Irmã Dulce, Dom Helder Camara …

4 comentários:

  1. AGRADEÇO A DEUS POR TER UM GRANDE IRMÃO COMO O PADRE VALDIRAM....

    A VIDA DESSE MEU IRMÃO É EXEMPLOS PARA MUITOS.

    FELICIANO DE MORAES

    ResponderExcluir
  2. Oi Valdirene finalmente te encontrei amigo estudamos juntos o supletivo em Caruaru dou sou amiga Maria José lembra de mim um dia vc chegou todo rasgado na escola tinham caído nas escadas do monte i assim não falta ou a aulas lembra disso queto te ver meu irmão em Cristo JESUS sou da legião de maria minha filha mora perto de vc e conhecer o padre Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria José, agora moro em Alagoas. Deus te abençoe.

      Excluir
  3. Agradeço muito a Deus por ter conhecido Padre Valdiram Santos em 1996 no Jd. Perto alto e tê-lo encontrado por um chamado dele na Paróquia São Luís Grignion de Montfort e se tornou meu Padrinho de Crisma que tenho muito orgulho de ter vivido momentos maravilhosos de muita missão e apoio incondicional onde agradeço todos os dias da minha vida. Espero reencontralo de novo e em breve...

    ResponderExcluir